de Tom Hess
Até que você saiba o que exatamente te impede de rapidamente se tornar melhor na guitarra, seus objetivos musicais irão sempre parecer fora de alcance... deixando você frustrado toda vez que você pegar seu instrumento. É como tentar dirigir um carro de corrida, mas sem perceber que há um tijolo embaixo do acelerador que te impede de acelerar completamente em direção aos seus objetivos. Para se tornar melhor rapidamente, você precisa estar ciente dos maiores problemas que estão te desacelerando e tomar ações para eliminá-los.
Aqui estão 5 razões pelas quais o seu progresso é lento e as ações que você deve tomar para rapidamente se tornar melhor na guitarra:
1. Você Treina Só Por Treinar
Você provavelmente já ouviu frases como: “a prática leva à perfeição” ou “a prática perfeita leva à perfeição”. A verdade é que nenhuma das duas frases conta a história completa do que significa se tornar melhor na guitarra. Progresso rápido na guitarra tem tudo a ver não só com prática perfeita, mas também ESTRATÉGICA.
Aqui está a diferença entre treinar guitarra só por treinar e treinar guitarra estrategicamente:
Quando você pratica só por praticar, você junta um monte tablaturas ou exercícios ou lições aleatórias que você achou online e tenta praticá-las da melhor forma possível, simplesmente tentando ficar melhor. O resultado é o seguinte:
Nota: Mesmo se seus hábitos de treino forem altamente efetivos, sua falta de estratégia de uma forma geral torna impossível a melhora rápida das suas habilidades. Praticar os itens errados corretamente é tão ruim como praticar os itens certos incorretamente.
Em contraste, treino estratégico começa pelo foco em um objetivo musical específico que você quer atingir. Você deve então procurar o que treinar na guitarra para alcançar estes objetivos, e não se deixar distrair treinando itens aleatórios que não tem a ver com seus objetivos. Assim, seus objetivos na guitarra agem como um filtro que só deixa passar itens relevantes ao seu treino – ignorando todo o resto.
2. Você Não Sabe COMO Se Tornar Um Guitarrista Melhor Quando Treina
Saber o que praticar é apenas uma peça do quebra-cabeça quando se trata de fazer progresso na guitarra. Para fazer progresso rápido, você precisa saber o que praticar e como praticar. Mesmo se você tiver a estratégia correta e uma lista completa de itens corretos para treinar, eles irão ter uma utilidade limitada se você:
A forma mais fácil de praticar guitarra é trabalhando com um professor que A.) já alcançou os mesmo objetivos musicais que você deseja B.) entende exatamente como te levar de onde você está agora até seus objetivos na guitarra rápido e C.) tem um histórico de ter ajudado inúmeros outros músicos a se tornarem guitarristas incríveis.
3. Você É Um Guitarrista Auto-Didata
Muitos guitarristas decidem aprender guitarra por conta própria, porque eles acham que podem fazer progresso tão rápido ensinando a si mesmos quanto se estivessem sob a orientação de um grande professor. Essa crença não poderia estar mais longe da verdade! Aqui estão só algumas razões pelas quais esse pensamento está muito errado:
Para ilustrar esse ponto, compare o processo de se tornar um guitarrista melhor ao processo de ir à academia para perder peso. Aprender guitarra por conta própria é o equivalente a seguir algum programa de exercícios gerais que você achou online e ficar desmotivado após 4 semanas, quando você perceber que só perdeu um pouquinho de peso... ou até mesmo GANHOU peso! Isso pode ser desencorajadar e causar muitas pessoas a parar de ir na academia.
Agora imagine trabalhar com um personal trainer que irá:
No primeiro caso você impede a si mesmo de alcançar seu objetivo de perder peso. No segundo caso (trabalhando com um treinador) você tem a maior chance não só de alcançar seus objetivos, mas também de fazê-lo de uma forma agradável com um risco mínimo de se machucar.
4. Suas Habilidades Com A Guitarra Estão Desequilibradas
Outro modo de drasticamente desacelerar seu progresso na guitarra é gastando muito tempo praticando em áreas nas quais você já é bom, enquanto ignora (ou desconhece) suas fraquezas. Isso faz com que suas habilidades se tornem desequilibradas, pois você se torna muito forte em algumas áreas e permanece muito fraco em outras. A pior parte disto é que sua habilidade de aplicar seus pontos fortes será severamente limitada pela sua fraqueza musical.
Por exemplo, eu sempre recebo e-mails de guitarristas que estão frustrados porque eles nã conseguem tocar solos ótimos na guitarra (apesar de gastarem muito tempo treinando técnica). Eu tenho que explicá-los que técnica é apenas um dos aspectos de tocar solo. Para se tornar melhores, eles precisam desenvolver o seu fraseado na guitarra, conhecimento de teoria musical, visualização do braço, treinamento de ouvido e muitas outras habilidades. Mesmo se você não estiver interessado em tocar solos de guitarra, é provável que suas habilidades estejam desequilibradas de várias formas devido a anos de aprendizado independente (e adquirindo hábitos ruins no processo).
Aprenda mais sobre como suas habilidades na guitarra podem se tornar desequilibradas lendo este artigo sobre o quê praticar na guitarra.
5. Você Não Está Ciente (Ou Não Sabe Como Concertar) Seus Hábitos Ruins Na Guitarra
Mesmo se você souber o quê praticar e como praticar, maus hábitos na guitarra podem podem fazer seu progresso se arrastar, até que você aprenda a diagnosticar e concertá-los. Leia os sete pontos neste artigo sobre como resolver probemas na guitarra para aprender a como rapidamente concertar seus hábitos errados na guitarra.
Pare De Acreditar Nestes Mitos Sobre Progresso Lento Na Guitarra:
Além de saber as 5 coisas que fazem se tornar melhor na guitarra muito difícil, aqui estão 3 coisas que a maioria das pessoas culpam pela sua falta de progresso que não tem NADA a ver com o problema:
Agora que você entende porque tantos guitarristas tem dificuldade para melhorar suas habilidades, leia esta página sobre lições de guitarra online para aprender como acelerar muito o seu progresso na guitarra.