Poderás Realmente Tornar-Te Num Grande Guitarrista?

de Tom Hess


Deixa-me contar-te uma pequena história: tocar guitarra, quando eu era mais novo, nunca me foi fácil. Eu não possuía nada que se assemelhasse ao que alguns chamariam de talento natural, ou pelo menos eu não penso assim. Quando entrei na faculdade para estudar música, eu estava fora da escola há quatro anos. Na escola, era um aluno mediano e tinha muito medo de não me sair bem na faculdade, já que o trabalho na faculdade é, supostamente, muito mais difícil do que no Ensino Secundário.

No primeiro dia de aulas na faculdade, eu sentei-me na aula de teoria musical e reparei que a sala estava completamente cheia, de outros estudantes que estavam seguindo formação musical. Eu senti-me intimidado por saber que havia ali 50 pessoas que tocavam piano, flauta, violino ou clarinete há mais tempo do que eu tocava guitarra. Praticamente todos os alunos sabiam ler música bem e tinham um maior conhecimento de teoria musical do que a aquela que eu tinha então. Mais tarde, naquela semana, fui falar com meu professor de teoria musical sobre o meu medo de não ter a certeza se seria capaz de passar. Ele disse-me: "A maioria das pessoas que vão para a faculdade para obter formação musical nunca chega suficientemente longe para obter o diploma. Alguns falham nas aulas de música. Alguns desistem, e mudam a sua formação quando vêm a perceber que a música é uma das mais difíceis formações de conseguir, então, eles decidem mudar a sua formação para algo mais fácil (como negócios, contabilidade, etc.) Menos que 25% dos alunos desta classe irá terminar o seu segundo ano de faculdade, formado em música ". Eu devo ter parecido muito nervoso ali, ouvindo tudo isto. Ele continuou: "Os que conseguem, e se tornam músicos, na verdade, nem sempre são os melhores músicos, nem as pessoas mais inteligentes e nem sempre os mais criativos. Não. Os alunos que conseguem isso são sempre aqueles que têm um desejo superior ao dos outros. Têm uma persistência incansável a fim de se tornarem músicos e uma sólida ética de trabalho a apoiá-la. Estes são os que quase sempre conseguem".

Demorou vários dias para que tudo o que ele me disse realmente afundasse na minha mente. Eu não era uma das pessoas com as melhores notas no Secundário. Naquela altura, havia outros alunos que eram melhores nos seus instrumentos, comparando comigo na guitarra. Quando entrei para a faculdade eu mal conseguia ler música! Mas eu estava absolutamente convencido de que tinha um desejo intenso de me tornar um músico real (mais do que apenas um guitarrista decente) e contava com a persistência e ética no trabalho do meu lado. Comecei a sentir-me muito confiante de que poderia fazer com que isso acontecesse, obter um diploma de música e, em seguida, ir além do ensino guitarra, escrever as minhas próprias músicas, lançar os meus próprios CDs, começar a minha própria discográfica e fazer tournées mundiais. Eu não sabia ainda como iria chegar lá, mas fi-lo passo a passo, até que tudo realmente se realizasse. No início do primeiro semestre, havia cerca de 50 formandos de música na minha classe. No início do segundo semestre, havia menos de 25. Quando começou o terceiro semestre, o número caiu para 11. No final de quarto semestre, apenas 6 dessas pessoas realmente se formaram; Mike Walsh (o outro guitarrista da banda HESS) e eu estávamos entre os seis que o fizeram. Todos continuámos e transferimo-nos para várias universidades para obter o grau seguinte de formação musical. Todos nós, os que se graduaram, tinham uma intensa motivação e dedicação para tornarmo-nos excelentes músicos. Houve outros alunos que não conseguiram, e que eu achava serem muito inteligentes, que eram criativos e bons nos seus instrumentos, mas a quem faltavam as principais coisas; aquelas que no final realmente importam: a paixão, a motivação e uma grande determinação para conseguir tudo isto.

Trending Articles:
10 Solutions For Musical Frustration
Discover 10 ideas that will help you solve guitar playing frustration.


How To Reach Guitar Playing Goals
Learn how to reach your goals for guitar with this free mini course.


20 Ways To Improve Guitar Playing
Learn 20 concepts that will help you become a better guitarist fast.
Já passaram anos desde que eu terminei a faculdade. Eu já atingi as metas musicais que estabeleci para mim naquela época. Tu podes fazer o mesmo. Tu tens muito potencial para atingir mais do que conseguiste até agora. A grande maioria de vós, provavelmente, não faz ideia de qual é realmente o vosso verdadeiro potencial. Ao longo dos anos, eu tive muitos e excelentes alunos. Mas quem foi mais longe na música (e aqueles que são mais felizes sobre o seu tocar), foram as pessoas que eu fui capaz de convencer de que todos nós possuímos uma quantidade enorme de potencial. Tudo o que precisamos de fazer é obter as ferramentas adequadas (é aqui que um bom professor entra), aprender como aplicá-las (um grande mestre entra aqui) e ter o desejo e a ética de trabalho para que isso aconteça (aqui, entras tu).

Regra número 1: Não tentes aprender sozinho. Não tentes aprender apenas olhando para tablaturas ou aulas gratuitas na Internet! Se isso fosse tudo o que alguém precisa para ter sucesso, haveria milhares de novas de estrelas de rock no mundo de hoje. Claro que existem alguns sites muito bons e que têm qualidade. Pensa nestas coisas como auxiliares, mas entende que nunca podem ser um substituto válido para um grande professor.

Regra número 2: Tornar-se um grande guitarrista é um processo a longo prazo, que exige milhares de horas de tempo de prática e anos de aprendizagem. Vai levar muito tempo para alcançares os teus objectivos sem um bom professor de guitarra. Um bom professor pode / deve poupar-te anos de treino de guitarra sem rumo, ensinando-te como alcançares os teus objectivos melhor e mais depressa. Baixa aqui o guia grátis sobre como Escolher Um Professor De Guitarra.

Regra número 3: Além de trabalhares com um professor de guitarra, tu próprio sabes quais os passos que precisas tomar para te tornares o guitarrista que queres (e podes) ser. Não vou repetir todas essas coisas aqui. Por favor, lê o meu artigo “Porque Não És Um Guitarrista Melhor?”  Ele explica todas as principais coisas que acredito que todos os guitarristas devem fazer para atingir o seu pleno potencial, por isso, se ainda não o leste, fá-lo agora.

Regra número 4: Não mintas a ti próprio. Não digas que irás realmente investir tempo, esforço e dinheiro para fazer isto, se no fundo sabes que não vais. Se / quando decidires investir em ti, e te comprometeres a alcançar os teus objectivos, fá-lo! Percorre todo o caminho até que os objectivos sejam alcançados. Mantém-te focado, motivado, disciplinado e faminto!

Regra número 5: Em segundo lugar, e só em relação ao “medo”; a procrastinação é o pior inimigo que te impede de avançar para obteres os resultados que realmente desejais.

A maioria dos guitarristas que se consideram realmente felizes são os que avançaram em relação aos seus objectivos. Eles são os únicos que fizeram coisas importantes para obter os resultados que queriam da vida. A maioria dos que fracassam são aqueles que desistiram cedo demais e não deram 100% do seu esforço. Onde estarás daqui a um ano? Daqui a três anos? Cinco anos? Oito anos? Quinze anos? Esperançosamente, serás capaz de dizer que estás "feliz".
 

Discover the best internet guitar lessons.

© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation