Realmente Precisas De Um Professor De Guitarra?

de Tom Hess


Se realmente queres aprender música bem, vais conseguir mais depressa com um bom professor de guitarra. Imagina, um aluno do 8º ano que diz que ele não precisa ir mais para a escola porque pensa que já aprendeu tudo o que alguém precisa de saber na vida. Soa ridículo, certo? Bem, assim o é, mas esta é a atitude que muitos guitarristas têm sobre a música. Antes de eu ir mais além, deixa-me clarificar que se a tua meta é tocar algumas canções simples, ao redor da fogueira num acampamento, a necessidade de um professor não existe realmente. Para os que querem alcançar um nível mais alto de tocar guitarra, do que o nível no qual estão agora, este artigo é para vocês.

A maioria de nós pode pensar em alguns bons guitarristas que nunca tiveram uma formal lição de música na vida, e mesmo assim, eles parecem ter feito bastante bem por si próprios. Muitas pessoas olham para um guitarrista, e pensam: "Hei se aquela pessoa pode ter sucesso por ela própria, por que não poderei eu?" É uma pergunta válida, e é claro que podes aprender algumas coisas por conta própria e sem um professor de guitarra. Mas porquê correr o risco de fazer isto por conta própria quando normalmente não funciona, e quando podes achar um professor de guitarra que pode fazer as coisas funcionarem para ti? A maioria das pessoas que escolhem não trabalhar com um professor ou:

  1. Têm problemas financeiros significantes (tornando impossível pagar por lições de guitarra).
  2. Não têm interesse suficiente no seu progresso musical para investir tempo e dinheiro nele.
  3. Simplesmente, não entendem o quanto um bom professor pode ajudar um estudante, e de mais maneiras que uma pessoa pode nunca ter pensado.

A maioria das pessoas que não têm lições de guitarra, são as da razão 3. É para estas pessoas que este artigo foi, especificamente, escrito. Revisemos o óbvio. Sem um bom professor de guitarra, podes perder horas, dias, semanas, meses e até mesmo anos tentando aprender coisas com resultados limitados, quando um professor poderia mostrar-tas em alguns minutos. O teu progresso vai avançar muito mais rapidamente (e correctamente) com um professor do que sem um.

Pensemos noutros tipos de pessoas (não músicos), que tentam arduamente fazer um extenso progresso na sua área de interesse. Até mesmo os maiores atletas do mundo têm a NECESSIDADE de treinadores para que sejam capazes de fazer o seu melhor para progredir. Eu sei que alguns de vocês estão pensando: "Hei, isto é música, não os Jogos Olímpicos ou algum outro tipo de competição." Claro que, a música não deve ser sobre competição uns contra outros, mas É uma competição (pelo menos para ti) se quiseres melhorar as tuas habilidades e alcançares o teu verdadeiro potencial. Se queres alcançar as tuas metas e essas metas estão num nível mais alto do que o nível que estás agora, é uma competição, um desafio, uma indagação, uma viagem, ou tudo o que lhe quiseres chamar. Pensa nisto, o treinador principal de uma equipe de futebol americano profissional não é o atleta (na maioria dos casos) os jogadores é que são mas, os treinadores são capazes de ensinar e treinar os atletas a serem o melhor que eles possam ser. Pensa nos Jogos Olímpicos e nos treinadores de ginásticas que ensinam e treinam os atletas. Estes treinadores não podem fazer (com os seus corpos) metade das coisas que os ginastas podem fazer com os seus, e mesmo assim eles têm grande êxito no treino de atletas para competir nos Jogos Olímpicos. Vê-se claramente, que os atletas dependem muito dos treinadores e dos seus treinos. Podes agora estar pensando que minha analogia de atletas e treinadores não é aplicável aos estudantes de música e professores. Os professores de música são como professores convencionais, eles passam informação sobre, conhecimento de teoria de música, habilidades auriculares, composição, improviso, acordes, escalas, elementos musicais, etc. É verdade que podes encontrar alguma desta informação na internet mas, também vais encontrar muita informação errada e incompleta! Mas, e sobre performance de treino, éticas de trabalho de treino, técnicas físicas, independência de dedos, economia de movimentos e controle de tensão? Todas estas coisas são quase impossíveis de aprender por conta própria ou pela internet. Um treinador /mentor / professor pode ajudar-te não só a aprendê-las, mas a dominá-las também.

Muitos guitarristas auto didactas, simplesmente, não sabem o que deviam estar a aprender. Alguns têm metas bem definidas e isso é óptimo mas, frequentemente, os guitarristas não entendem as melhores estratégias para alcançar estas metas. Pode ser frustrante praticar à toa e nunca, verdadeiramente, alcançar essas metas ou se estas são alcançadas, pode ter levado 10 vezes mais tempo do que deveria ter levado. Os professores de guitarra bons, detectam as fraquezas que precisam ser melhoradas e os maus hábitos que devem ser corrigidos. Muitos guitarristas podem estar, totalmente, inconscientes destes hábitos e como estes os afectam de forma negativa. Mais importante é o facto, que eles não os saibam corrigir. É exactamente isto, que os treinadores fazem pelos seus atletas e é por isso que estas pessoas (os treinadores e mentores) são tão valiosas para o desporto, e razão pela qual são feitas enormes somas de dinheiro.

Além dos benefícios musicais óbvios que se obtém tendo lições com um professor (como aprender técnicas, teoria, canções, etc.), ainda há os benefícios não musicais. Muitos destes benefícios não musicais valem o seu peso em ouro! Quando eu era estudante de música e tinha lições privadas de guitarra e de composição de música, houve alturas quando eu não pude praticar os materiais das lições actuais tanto quanto eu precisava para a próxima lição. Mas eu sabia que tinha de encarar o meu professor na próxima lição, e isto, dava-me mais incentivo para treinar arduamente e por mais tempo para dominar a lição anterior. Até mesmo se eu sentisse que não estava aprendendo tanto quanto eu gostaria de aprender com um professor de guitarra específico, a pressão subliminal de ter que praticar cada lição valia o custo das lições porque me fez ser um guitarrista melhor, e forçou-me a fortalecer o meu trabalho moral. Se eu não tivesse tido um professor durante estes tempos, eu não teria alcançado o nível que alcancei, à taxa que eu o fiz.

Quando o Mike Walsh e eu éramos estudantes de música, ele estava a ter lições de guitarra com um sujeito de jazz na faculdade (porque shred guitar não era oferecido na faculdade) de Chicago e ele disse-me: "eu não preciso deste sujeito, eu realmente poderia fazer todas as coisas que ele me faz treinar por mim próprio." Mas ambos sabia-mos que embora o Mike pudesse fazer estas coisas por si próprio, ele provavelmente, não ia perder tempo nisto (porque ele tinha outras coisas musicais para fazer). Por causa das lições, ele teve que estudar estas coisas e isto forçou-o a dominá-las mais cedo em vez de mais tarde.

Os professores de guitarra podem dar-te muitas oportunidades boas, que podes não obter tão facilmente por conta própria. Os professores de guitarra experientes têm mais conexões, porque eles já estão no negócio da música (uns mais que outros) e isso pode fazer uma grande diferença na tua vida musical, se queres uma carreira musical próspera como guitarrista, professor de guitarra, compositor, músico de estúdio, etc. ou só fazê-lo por diversão. Eu tive dois professores em particular, com quem eu estabeleci uma relação muito boa com o passar do tempo, e isto foi bom para mim na minha carreira musical. Eu não sei como posso explicar-te aqui, o quanto, eu devo o meu sucesso a eles! Muito do que eu tenho agora não teria sido tão facilmente alcançável, seu eu não tivesse tido lições com eles por muito tempo, e com eles ter desenvolvido uma relação muito boa.

Depois de me tornar professor de guitarra e de entrar na indústria da música, eu pude dar muitas oportunidades aos meus estudantes, muitos dos quais são agora profissionais ou pelo menos semi-profissionais. Em muitos casos eu pude ajudar-lhes a adquirir o seu primeiro trabalho pedagógico, trabalho de gravação, estágios empresariais de música, registos, libertação, venda dos seus próprios CDs, a obterem melhores concertos, etc. Alguns dos outros professores de guitarra que eu pessoalmente conheço também fizeram coisas semelhantes por alguns dos seus estudantes.

Tens que, realmente, estudar com um professor de guitarra? Bem, eu vou só adicionar isto, houve um período de tempo nos anos noventa em que eu não tive um professor (durante aproximadamente 18 meses), e eu posso dizer-te que eu estava à deriva e sem direcção não adquirindo os mesmos resultados que eu obtinha quando tinha um professor. Então, eu fui para a faculdade para estudar música, e isto mudou minha vida musical (e pessoal) para sempre! Para mim tudo valeu a pena em termos de adquirir o que eu quis ser musicalmente.

Para encontrares o professor de guitarra certo para ti, baixa o guia grátis sobre como escolher o melhor professor de guitarra (best guitar teacher.)


Get started working with your own guitar teacher today by taking rock guitar lessons online.
 

© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation