PortuguesePortuguese

Como Melhorar Imediatamente o Teu Negócio De Ensino De Guitarra, Eliminando Estes 9 Erros Cruciais Que os Professores de Guitarra Normalmente Cometem

de Tom Hess


Estás lutando para ser um professor de guitarra altamente próspero? Queres ter mais e novos estudantes de guitarra, que sejam dedicados e que permanecem comprometidos por um longo prazo, mas os teus métodos pedagógicos não estão funcionando tão eficazmente quanto gostarias? Estás infeliz porque a maioria dos estudantes não alcança as suas metas musicais ou um nível avançado de tocar guitarra? És incapaz de te manter, e à tua família, com o teu trabalho de ensino de guitarra? Não estás ganhando o dinheiro que gostarias?


A maioria dos professores de guitarra tem dificuldades em pelo menos algumas das áreas mencionados acima. Há muitos anos atrás, eu não era diferente. Eu tinha dificuldades em balancear os desafios de tentar ajudar mais estudantes de guitarra, tornar-me num professor de guitarra mais eficaz, aumentar os meus rendimentos derivados do ensino de guitarra e ter algum tempo de sobra ao fim do dia. Quando eu comecei a ensinar guitarra, tinha poucos estudantes e dificuldades em manter-me só com os rendimentos vindos do ensino de guitarra. Os meus maiores desafios eram: ter resultados consistentes com diferentes tipos de estudantes; ter sistemas seguros no lugar para atrair mais estudantes e impedir que aqueles que tinha desistissem antes de alcançarem as suas metas musicais. Eu também não conseguia encontrar uma maneira eficaz de aumentar os meus rendimentos, sem aumentar o número de horas de ensino e sem subir o preço das lições a níveis muito altos.

Infelizmente, eu não consegui encontrar muita ajuda para mudar minha situação. Embora houvesse alguns bons músicos a ensinar guitarra na minha área, muito poucos tinham algo que eu considerasse ser um próspero negócio pedagógico: um que assegurasse resultados eficazes, poderosos e consistentes tanto para os estudantes como também para o sucesso financeiro do professor de guitarra.

Ficou claro para mim que seguir as aproximações convencionais de ensino de guitarra não ia trazer os resultados que eu queria (nem para mim, nem para os meus estudantes). Foi preciso passar muito tempo a estudar empresários de sucesso (fora do mundo da música), e muita tentativas e erros, antes que eu começasse, finalmente, a entender o porquê das minhas primeiras tentativas de me tornar um professor de guitarra de sucesso serem tão ineficazes. Eventualmente, eu percebi o que precisava de mudar na minha aproximação antes que eu estivesse pronto para começar um negócio pedagógico de guitarra altamente próspero.

Neste artigo, vou partilhar contigo 9 dos maiores erros que eu cometia como professor de guitarra e que eu noto que muitos professores de guitarra cometem. Corrigindo estes erros, eu consegui transformar, completamente, o meu ensino de guitarra de muitas e poderosas maneiras.

Nota: este artigo é focalizado especificamente em como melhorar o lado empresarial do teu ensino de guitarra. O “lado pedagógico” do teu negócio será discutido num futuro artigo sobre ensino de guitarra.

Antes de leres mais, será útil avaliares o teu nível actual de prontidão para te tornares num instrutor de guitarra de grande sucesso. Faz este teste de 5 minutos (guitar teaching test) sobre ensino de guitarra antes de leres mais. Isto vai ajudar-te a descobrir se estás cometendo um ou mais dos 9 erros cruciais que os professores de guitarra cometem.

1. Ter Limitados Modelos De Ensino De Guitarra

A vasta maioria de professores de guitarra só se ocupa com uma forma de ensinar: ter lições de guitarra só com um estudante. Esta aproximação não é, certamente, o único método pedagógico que pode ou deve ser usado para maximizar o benefício dos teus estudantes de guitarra e o teu. Ao contrário da sabedoria convencional, os estudantes nem sempre aprendem de maneira eficaz com um formato de lições de guitarra em que estão frente a frente só com o professor. Infelizmente, muito poucos professores de guitarra já se aventuram para fora deste método tradicional. Muitos professores, simplesmente, não estão atentos aos benefícios que outros formatos pedagógicos de guitarra têm, ou então só seguem o que outros professores de guitarra fazem. Existem muitos casos em que uma aula em grupo poderia ser um modelo mais apropriado ou, pelo menos, ser uma adição útil a lições de guitarra privadas. A extensa gama de formatos pedagógicos em grupo (quando projectados e ensinados na maneira correcta) permite aos teus estudantes interagir e aprender uns com os outros. Isto não é, obviamente, possível em lições privadas. Também as aulas de guitarra em grupo são, normalmente, mais focalizadas sobre um tópico específico, permitindo aos estudantes dominarem-no em menos tempo. Finalmente, introduzir formatos de ensino em grupo pode fazer com que o teu negócio pedagógico seja muito mais lucrativo, que exija menos tempo e acrescente mais valor para os teus estudantes (e ainda fique menos caro para eles!).

2. Não Conseguir Resultados Significativos Com Os Estudantes

Quando se está reduzido a isto, a única coisa que realmente interessa são os resultados que os teus estudantes de guitarra obtêm de ti. Se puderes fazer constantemente bons ou grandes guitarristas, a tua reputação positiva vai espalhar-se e serás uma fonte de referência. Assim, se o teu negócio não está crescendo da maneira que gostarias, uma das perguntas que devias fazer é: “Quão eficaz estou sendo para adquirir resultados poderosos com os meus estudantes?”. Se os teus estudantes não estão contentes com os resultados que têm, precisas dar uma olhada nos teus métodos pedagógicos. E se perguntares: “Como posso ensinar mais eficazmente?”; “Como posso acrescentar mais valor aos meus estudantes?”; “Os formatos de lições de guitarra que uso produzem resultados eficazes?”; “Eu inspiro os meus estudantes ou simplesmente lhes dou “informação” sobre como tocar guitarra?”; “Como posso conduzir os meus estudantes por uma literal e transformadora experiência de vida como seu professor de guitarra, treinador e mentor?”. Uma boa maneira de melhorares como professor é encontrares um professor de guitarra o mais bem sucedido possível e teres lições com ele sobre como ENSINAR. Lembra-te que quanto mais capaz fores de preencher e transformar as vidas musicais das pessoas em modos genuinamente poderosos, mais depressa crescerá o teu negócio de ensino.

Eu explico mais sobre o tópico de ter resultados poderosos e consistentes com estudantes no meu mini-curso grátis de e-mail de 7 dias sobre ensino de guitarra (free 7 day e-mail mini course).

3. Trabalhando Muito “No” Teu Negócio De Ensino De Guitarra, Mas Não o Suficiente “Sobre” Ele

É muito comum os professores de guitarra (e os donos de negócios) ficarem tão envolvidos no seu trabalho diário de ensinar que poucas iniciativas tomam para se expandirem e para fazerem crescer activamente o seu negócio. Como resultado, o dono de um negócio, na realidade, não possui um negócio; eles/elas só possuem um trabalho. Claro que o teu ensino de guitarra pode expandir-se por si próprio até certo ponto, mas crescerá MUITO mais rapidamente se investires algum tempo de cada semana fazendo coisas que acelerarão este processo. Focalizar-se em promoção, enquanto analisando e melhorando a eficácia do teu ensino e modelos de negócio, criar programas de indicação, empreendimentos conjuntos e sociedades, tudo isto cria oportunidades para maximizares o valor que acrescentas aos teus estudantes e para ampliares o teu negócio! Programa algum tempo de cada semana para planejares a direcção que queres que o teu negócio tome dentro de 3, 6 ou 12 meses… Sendo pró-activo verás muitos resultados positivos.

4. Não Saber Como Te Distinguir Dos Teus Competidores

O melhor modo de te distinguires dos teus competidores é não teres nenhuns. Lê a última frase várias vezes e pensa no que significa! Como isto se pode aplicar à tua situação como professor de guitarra? Provavelmente, na tua área local existem dúzias (ou centenas) de professores de guitarra. Sendo assim, pode parecer impossível não ter competidores… Será mesmo? Um modo eficaz de tornar toda a competição irrelevante é oferecer algo que nenhum outro professor de guitarra na tua área ofereça. Ter vários modelos de ensino, além das aulas de guitarra privadas standard, é uma possibilidade, mas há MUITAS outras.

As opções variam desde mudar o modo como conduzes as tuas lições a pensares em modos inovadores para superar objecções de prospectores estudantes de guitarra, que farão com que eles te escolham todas as vezes, em vez da concorrência.

Aqui está outro problema comum com a competição e algo que podes fazer quanto a isto:

muitas vezes podes não ser capaz de atrair estudantes que vivem perto do teu estúdio de ensino. Quando um estudante prospectivo vive mais longe, esta distância cria uma barreira de inconveniência e o estudante fica mais inclinado a encontrar um professor que viva mais perto. A maioria dos professores de guitarra, simplesmente, desistem e deixam que a pessoa estude com outro qualquer. Mas já alguma vez pensaste no que realmente significa a inconveniência? A maioria das vezes a distância não é o problema. O problema (a objecção) é o “tempo” que o estudante sente que perde ao ir e voltar das tuas lições de guitarra. Eles podem adorar as tuas lições, mas odeiam ter de perder uma hora a viajar até ti. Já alguma vez pensaste no que isto significa para ti e como perceber esta diferença pode ser de grande benefício para ti e para os teus prospectivos estudantes? Existem várias coisas que podes fazer para tornar esta situação numa situação positiva. A questão na tua mente devia ser: “Como pode cada minuto que eles investem viajando até mim ser reinvestido em algo útil para eles?”. Fazer esta pergunta talvez vá inspirar-te a criar algumas poderosas fontes para ofereceres aos teus estudantes prospectivos (que eles podem estudar quando viajando até e das tuas lições de guitarra!). Este é um dos muitos exemplos de como te podes diferenciar da concorrência. Quanto mais à parte te puseres, mais fácil será fazer crescer o teu negócio de ensino de guitarra.

5. Não Compreender Como Conseguir Um Crescimento Geométrico, Em Vez De Um Crescimento Linear

A maioria dos professores de guitarra só sabem fazer crescer o seu negócio de forma linear. Eles tomam acção numa área e alcançam algum resultado. Então, eles repetem aquela mesma acção e recebem mais resultados. Claro que não há nada errado nisto, mas tal aproximação limita a quantia de crescimento total que podes alcançar e o número de pessoas que podes ajudar. Aqui está um exemplo:

a maioria dos professores de guitarra só tem 1 ou 2 modos de adquirir novos estudantes. Talvez o método mais comum seja anunciar localmente (panfletos ou colocar anúncios em jornais). Assim, para recrutar mais e novos estudantes de guitarra, a maioria dos professores aumenta o número de anúncios que eles libertam ou mudam os anúncios para os tornar mais eficazes. Vamos assumir que no ano passado conseguiste recrutar 20 novos estudantes de guitarra. Para aumentar este número publicaste mais anúncios do que antes. Como resultado, este ano recrutas 25 novos estudantes. Certamente este progresso é bom (um crescimento de 5 estudantes ou 25% por ano), mas só alcançaste um crescimento linear. E se, além dos anúncios, te focalizasses também em manter os teus estudantes existentes por mais tempo, enquanto estabelecendo empreendimentos conjuntos com lojas de música, e te focalizasses em converter uma percentagem mais alta de prospectores em estudantes? A maioria dos professores de música não estão cientes de como estes elementos podem contribuir para o seu negócio de ensino e perdem enormes oportunidades para um crescimento VOLUMOSO!

Se cada um destes elementos te proporcionasse mais 25% de estudantes, o teu crescimento agora seria geométrico! O crescimento de cada um destes elementos seria composto no topo dos outros. Em vez de te expandires só 25%, podes crescer agora até 144%! Se o teu estado actual de negócio está no nível 1, e o expandes em 25% (multiplique pelo factor 1.25) em 4 elementos empresariais diferentes, o teu crescimento total é aproximadamente 144%! (1 x 1.25 x 1.25 x 1.25 x 1.25 = 2.44 ou 144% de aumento!!!). Isto significa que a tua contagem de estudantes pode ir de 20 para 48, em vez de 20 para 25 num ano!

6. Não Ser Capaz De Pensar De Modo Não Convencional Para Atrair Mais Estudantes Prospectores

Se tudo o que fazes é colocar panfletos na tua área e fazer anúncios em jornais, o que fazes para maximizar os resultados que obténs destes esforços? Se apenas tentas copiar o que toda gente ao teu redor faz para atrair mais estudantes de guitarra, vais adquirir os mesmos resultados que eles. Mas se quiseres fazer crescer o teu negócio pedagógico e ajudar mais pessoas do que o professor de guitarra comum, então precisarás usar aproximações acima da média. Ter algumas aulas de marketing pode ajudar-te muito a aumentar a taxa de resposta a anúncios standard. Mas, além do óbvio, muitas vezes os métodos não convencionais são os que trazem os melhores resultados. Já pensaste em fazer uma parceria com uma loja de música na tua área, para que indiquem estudantes / clientes um ao outro? Esta ideia pode resultar num melhor negócio para ambas as partes e não custa nada montar isto! Neste momento, eu tenho um estudante de guitarra (que é um professor de guitarra profissional) que fez isto na sua área e quase todos os 57 estudantes que ele tem vieram desta simples ideia!

7. Não Ter No Lugar Eficazes Sistemas Para Converter Prospectores Em Estudantes

O mais provável será que os estudantes de guitarra queiram ter lições contigo quando lhes puderes provar que, sem qualquer dúvida, a vida deles melhorará tendo-te como seu professor. Uma das melhores maneiras de fazer isto é mostrar os resultados que alcançaste ao ajudares outros guitarristas. Não importa o que prometes “com palavras”; tem que haver provas claras para sustentar as tuas reivindicações. Quando se trata de conversão, não há nada tão eficaz quanto a prova sólida do teu sucesso com outros estudantes. Alguns professores de guitarra cometem o erro de agir como vendedores, enquanto tentando “vender” as lições aos estudantes. O que precisas, ao invés disto, é fazer com que o prospector veja por si próprio que és a solução viável e lógica para a maioria dos seus problemas musicais. Ninguém gosta de ser “vendido”. Sendo assim, deverias deixar o teu evidente e volumoso sucesso com estudantes de guitarra falar por si próprio. Também tens que descobrir tanto quanto possas sobre as metas específicas, desafios musicais e sobre o actual nível de habilidade de tocar do prospector. Depois de saberes isto, será mais fácil de provar à pessoa que podes dar-lhe a ajuda que ela precisa. Mais importante: TENS que sustentar todas as reivindicações que fazes. Se um novo prospector estudante de guitarra pede para estudar contigo mas não te sentes confortável por ensiná-lo no seu estilo, nível de habilidade ou ambições musicais, então, não ensines este estudante. O modo mais rápido para destruir um negócio é não cumprir o que prometes!

8. Não Saber Como Manter Os Estudantes Por Um Longo Período (Anos)

Os teus estudantes continuarão os estudos contigo enquanto continuares a arranjar maneiras únicas para adicionar valor e enriquecer as suas vidas musicais. Quando fazes isto, é possível manter os estudantes por 5, 6, 8, 10 ou mais anos! Um modo eficaz de assegurar que os estudantes permaneçam contigo por mais tempo é ter para lhes oferecer algo que lhes permita avançar continuamente como músicos. Isto torna-se fácil de fazer quando, além das lições privadas, ensinares várias classes de guitarra em grupo, que vão ao fundo de tópicos muito específicos. Isto permitirá que os teus estudantes aprendam mais contigo numa nova colocação enquanto aprendem também com os teus outros estudantes de guitarra. Pensa nos estudantes que tens agora. Conhece-los bem (pelo menos devias)? Pergunta-te de que modos podias ser capaz de prover benefícios adicionais e de adicionares valor a cada pessoa com quem trabalhas. Para que fique claro, eu não estou insinuando que devias criar um ambiente de dependência. Certamente, a nossa meta como professores de guitarra é fazer com que os nossos estudantes cresçam de forma a eles poderem ficar totalmente independentes e não “precisarem” de nós para sempre, mas isto não significa que não deverias, constantemente, procurar formas de lhes acrescentar enormes quantidades de valor para os anos que se seguem! Eles deveriam QUERER permanecer teus estudantes por muito tempo por causa do benefício que lhes trazes (não porque os estás atrasando). Embora isto possa parecer simples senso comum, a verdade é que, em geral, a VASTA maioria de professores de música, e professores de guitarra em particular, não fazem um trabalho muito bom nesta área e é por isso que tantos professores de guitarra e estudantes lutam desnecessariamente.

9. Não Saber Como Incitar Os Teus Estudantes Existentes A Indicar-te Novos Estudantes

Fazer crescer a tua base de estudantes por indicações é um método muito poderoso de ampliar o teu negócio pedagógico de guitarra. Porém, para encorajar indicações, precisas ter incentivos bastante fortes para fazer com que os teus estudantes existentes QUEIRAM indicar-te aos seus amigos. Um dos incentivos mais fortes é estar constantemente a transformar os teus estudantes em grandes guitarristas e a ajudá-los a alcançar as suas metas musicais. Na maioria dos casos, quanto mais satisfeitos estiverem os teus estudantes, mais indicações vais conseguir.

Outra possibilidade é oferecer lições ou artigos instrutivos de gratificação que os teus estudantes SÓ podem obter quando eles te indicarem aos seus amigos. Há muitas mais possibilidades, mas estas são só 2 para te fazer começar a pensar. Não esperes simplesmente que as palavras ditas trabalhem para ti! Um sistema de indicação eficaz, organizado e sistemático vai trazer-te exponencialmente mais estudantes!

Devia ser agora mais óbvio perceber porque os professores de guitarra lutam para ensinar mais eficazmente e ganhar mais dinheiro no processo. Eu espero que, ao leres este artigo, tenhas compreendido que esta situação não tem que ser deste modo! Embora a lista anterior não seja totalmente inclusiva, se entrares em acção em cada um dos 9 pontos discutidos aqui, decerto, verás o teu nível de sucesso e eficácia começar a crescer mais rapidamente como professor de guitarra. Se não fizeste o teste mencionado no início deste artigo, eu encorajo-te a fazê-lo agora para descobrires o quão preparado estás para estabelecer um negócio pedagógico de guitarra altamente próspero. Test yourself here.

Eu também recomendo verificares o mini curso de e-mail de 7 dia grátis (7 day e-mail mini course), sobre como se tornar um professor de guitarra verdadeiramente excepcional.


Find out how to become a successful guitar teacher and make money teaching guitar.

Forward this article to your friends

© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation