PortuguesePortuguese

5 Razões Pelas Quais O Seu Progresso Na Guitarra É Lento E Como Se Tornar Melhor Muito Mais Rápido

de Tom Hess


Até que você saiba o que exatamente te impede de rapidamente se tornar melhor na guitarra, seus objetivos musicais irão sempre parecer fora de alcance... deixando você frustrado toda vez que você pegar seu instrumento. É como tentar dirigir um carro de corrida, mas sem perceber que há um tijolo embaixo do acelerador que te impede de acelerar completamente em direção aos seus objetivos. Para se tornar melhor rapidamente, você precisa estar ciente dos maiores problemas que estão te desacelerando e tomar ações para eliminá-los.

Aqui estão 5 razões pelas quais o seu progresso é lento e as ações que você deve tomar para rapidamente se tornar melhor na guitarra:

1. Você Treina Só Por Treinar

Você provavelmente já ouviu frases como: “a prática leva à perfeição” ou “a prática perfeita leva à perfeição”. A verdade é que nenhuma das duas frases conta a história completa do que significa se tornar melhor na guitarra. Progresso rápido na guitarra tem tudo a ver não só com prática perfeita, mas também ESTRATÉGICA.

Aqui está a diferença entre treinar guitarra só por treinar e treinar guitarra estrategicamente:

Quando você pratica só por praticar, você junta um monte tablaturas ou exercícios ou lições aleatórias que você achou online e tenta praticá-las da melhor forma possível, simplesmente tentando ficar melhor. O resultado é o seguinte:

  1. Você se torna sobrecarregado e frustrado por rapidamente acumular mais lições do que você pode administrar. Isso é porque vídeos aleatórios, tablaturas ou exercícios não estão centrados em uma estratégia para alcançar seus objetivos musicais o mais rápido possível.
  2. Você não tem como medir seu progresso, porque você não estabeleceu um objetivo a longo prazo para seu treino (dica: um desejo vago de “ser um guitarrista melhor” NÃO é um objetivo específico!) Então você acaba praticando e praticando guitarra mês após mês, ano após ano, sem ter ideia se seu treino está te levando a algum lugar.
  3. Suas habilidades na guitarra ficam muito desequilibradas, sem que você perceba (mais sobre isso abaixo).

Nota: Mesmo se seus hábitos de treino forem altamente efetivos, sua falta de estratégia de uma forma geral torna impossível a melhora rápida das suas habilidades. Praticar os itens errados corretamente é tão ruim como praticar os itens certos incorretamente.

Em contraste, treino estratégico começa pelo foco em um objetivo musical específico que você quer atingir. Você deve então procurar o que treinar na guitarra para alcançar estes objetivos, e não se deixar distrair treinando itens aleatórios que não tem a ver com seus objetivos. Assim, seus objetivos na guitarra agem como um filtro que só deixa passar itens relevantes ao seu treino – ignorando todo o resto.

2. Você Não Sabe COMO Se Tornar Um Guitarrista Melhor Quando Treina

Saber o que praticar é apenas uma peça do quebra-cabeça quando se trata de fazer progresso na guitarra. Para fazer progresso rápido, você precisa saber o que praticar e como praticar. Mesmo se você tiver a estratégia correta e uma lista completa de itens corretos para treinar, eles irão ter uma utilidade limitada se você:

  1. Praticar guitarra sem foco.
  2. Não souber como resolver os problemas com sua técnica na guitarra facilmente e com o mínimo de frustração quando eles aparecerem ( e eles IRÃO APARECER).
  3. Não tiver um cronograma altamente efetivo para seguir com seus itens de treino.

A forma mais fácil de praticar guitarra é trabalhando com um professor que A.) já alcançou os mesmo objetivos musicais que você deseja B.) entende exatamente como te levar de onde você está agora até seus objetivos na guitarra rápido e C.) tem um histórico de ter ajudado inúmeros outros músicos a se tornarem guitarristas incríveis.

You May Also Like:
Create A Guitar Practice Schedule
Learn the 8 steps to creating your
own guitar practice schedule.


Practice Guitar With Limited Time
Learn how to effectively practice

guitar with very limited time.

How To Practice Guitar Effectively
Test yourself to see how effective
you are at practicing guitar.

3. Você É Um Guitarrista Auto-Didata

Muitos guitarristas decidem aprender guitarra por conta própria, porque eles acham que podem fazer progresso tão rápido ensinando a si mesmos quanto se estivessem sob a orientação de um grande professor. Essa crença não poderia estar mais longe da verdade! Aqui estão só algumas razões pelas quais esse pensamento está muito errado:

  1. Vídeos aleatórios, tablaturas ou lições amadoras/desorganizadas que você acha online NÃO podem te corrigir quando você treina inefetivamente, cultivam hábitos ruins na guitarra ou desperdiçam incontáveis horas trabalhando coisas que o levam para a direção OPOSTA dos seus objetivos musicais. Também não podem responder suas perguntas, te dar feedback sobre suas habilidades na guitarra e não podem se adequar ao seu nível e seu interesse musical. Então você fica à sua própria sorte para descobrir tudo e reinventar a roda da guitarra, usando você mesmo como seu próprio cobaia de testes.

    Por outro lado, um professor expert de guitarra vai criar uma estratégia altamente efetiva de ensino especialmente para você, vai te levar pela mão por cada degrau rumo ao seus objetivos com a guitarra e vai te dar muito apoio no caminho. Isto te salva de desperdiçar anos do seu tempo e de frustração desnecessária – permitindo-o não só fazer progresso mais rápido na guitarra mas também curtir cada degrau do processo de alcançar seus objetivos. Isso me leva ao meu próximo ponto:
     
  2. Guitarristas que tentam aprender por conta própria frequentemente fazem progresso lento após perderem a motivação para treinar (porque eles não veem grandes resultados). Trabalhar com um professor expert de guitarra resolve esse problema. O professor não somente irá te ajudar a entender o quê e como praticar, mas também o fará responsável pelo progresso que você mesmo faz e vai continuamente te empurrar para que você faça progresso o mais rápido possível. Sem alguém para o fazer responsável dessa maneira, você cria uma desaceleração ENORME no seu progresso.

Para ilustrar esse ponto, compare o processo de se tornar um guitarrista melhor ao processo de ir à academia para perder peso. Aprender guitarra por conta própria é o equivalente a seguir algum programa de exercícios gerais que você achou online e ficar desmotivado após 4 semanas, quando você perceber que só perdeu um pouquinho de peso... ou até mesmo GANHOU peso! Isso pode ser desencorajadar e causar muitas pessoas a parar de ir na academia.

Agora imagine trabalhar com um personal trainer que irá:

  • Te responsabilizar a ir à academia toda semana.
  • Explicar que sua pequena perda de peso inicial é normal, pois seu corpo está se adequando ao regime de treino e que o peso que você inicialmente ganhou depois de malhar é massa magra (uma coisa boa!) na verdade, algo muito similar acontece na guitarra quando suas habilidades temporariamente parecem andar para trás, pelo fato de você começar a reverter o processo dos hábitos ruins na guitarra.
  • Criar um programa altamente efetivo, personalizado para você, que é fácil de seguir e leva em consideração sua atual condição física, seus objetivos e motivação.

No primeiro caso você impede a si mesmo de alcançar seu objetivo de perder peso. No segundo caso (trabalhando com um treinador) você tem a maior chance não só de alcançar seus objetivos, mas também de fazê-lo de uma forma agradável com um risco mínimo de se machucar.

4. Suas Habilidades Com A Guitarra Estão Desequilibradas

Outro modo de drasticamente desacelerar seu progresso na guitarra é gastando muito tempo praticando em áreas nas quais você já é bom, enquanto ignora (ou desconhece) suas fraquezas. Isso faz com que suas habilidades se tornem desequilibradas, pois você se torna muito forte em algumas áreas e permanece muito fraco em outras. A pior parte disto é que sua habilidade de aplicar seus pontos fortes será severamente limitada pela sua fraqueza musical.

Por exemplo, eu sempre recebo e-mails de guitarristas que estão frustrados porque eles nã conseguem tocar solos ótimos na guitarra (apesar de gastarem muito tempo treinando técnica). Eu tenho que explicá-los que técnica é apenas um dos aspectos de tocar solo. Para se tornar melhores, eles precisam desenvolver o seu fraseado na guitarra, conhecimento de teoria musical, visualização do braço, treinamento de ouvido e muitas outras habilidades. Mesmo se você não estiver interessado em tocar solos de guitarra, é provável que suas habilidades estejam desequilibradas de várias formas devido a anos de aprendizado independente (e adquirindo hábitos ruins no processo).

Aprenda mais sobre como suas habilidades na guitarra podem se tornar desequilibradas lendo este artigo sobre o quê praticar na guitarra.

5. Você Não Está Ciente (Ou Não Sabe Como Concertar) Seus Hábitos Ruins Na Guitarra

Mesmo se você souber o quê praticar e como praticar, maus hábitos na guitarra podem podem fazer seu progresso se arrastar, até que você aprenda a diagnosticar e concertá-los. Leia os sete pontos neste artigo sobre como resolver probemas na guitarra para aprender a como rapidamente concertar seus hábitos errados na guitarra.

Pare De Acreditar Nestes Mitos Sobre Progresso Lento Na Guitarra:

Além de saber as 5 coisas que fazem se tornar melhor na guitarra muito difícil, aqui estão 3 coisas que a maioria das pessoas culpam pela sua falta de progresso que não tem NADA a ver com o problema:

  1. Falta De Talento: Muitos guitarristas acreditam que eles não podem melhorar de uma forma mais rápida porque lhes falta talento natural. A verdade é, todo grande guitarrista já foi uma bosta um dia, e NÃO foi talento natural que os ajudou a se tornarem ótimos. Eles se tornaram guitarristas ótimos porque eles trabalharam duro todo dia (e não cometeram os erros descritos neste artigo). Se você fizer o mesmo – terá os mesmos resultados.
  2. Ser Muito Velho: Sua idade não tem nada a ver com sua habilidade de fazer progresso rápido na guitarra. Aprenda mais sobre como esse medo não é nada mais que um mito neste artigo sobre tornando-se um melhor guitarrista.
  3. Ter Tempo Limitado Para Treinar: Não importa quanto tempo você tenha para treinar, você PODE fazer muito progresso se não estiver cometendo nenhum dos erros descritos a cima. Para aprender mais sobre este tópico, leia este artigo sobre praticar guitarra efetivamente com tempo limitado.

Agora que você entende porque tantos guitarristas tem dificuldade para melhorar suas habilidades, leia esta página sobre lições de guitarra online para aprender como acelerar muito o seu progresso na guitarra.


Become a killer guitarist fast by taking online lessons for rock guitar.

Forward this article to your friends

© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation