Bem-vindos à 3ª parte da minha série de artigos sobre como melhorar o fraseado guitarra. Nas partes 1 e 2, exploramos o fraseado de guitarra e porque é que é importante desenvolveres o teu caminho para te expressares plenamente no instrumento. Nós, no artigo anterior, analisámos o famoso solo do Eddie Van Halen, "Panamá", como um exemplo primordial de todos os óptimos conceitos de fraseado de guitarra que discutimos.
Agora é hora de parar de falar e começar a trabalhar com alguns exemplos. Neste terceiro artigo vamos focar o fraseado com legato. Antes de começar nos exemplos, eu quero ser claro sobre o que exactamente significa para nós o legato, no contexto de fraseado de guitarra solo. Legato significa: "De um modo suave e fluente, sem pausas entre as notas." Um solista de guitarra rock, utilizando hammer-ons, pull-offs e às vezes tapping,enquanto palhetando muito poucas notas, geralmente cria o som suave do legato. Então, em essência, o que estamos falando aqui é do nosso fraseado nos solos e improvisos, utilizando, principalmente, hammer-ons e pull-offs, palhetando somente o que for necessário. O fraseado com legato soa muito diferente do fraseado staccato,que tem um maior ataque e geralmente envolve palhetar a maioria das notas. Nenhuma das técnicas é necessariamente melhor do que a outra, são simplesmente diferentes. Pensa no legato e em todas as técnicas como ferramentas a explorar e usar no teu caminho. Como mencionado em artigos anteriores, a auto-expressão é realmente o objectivo de desenvolver as tuas habilidades de fraseado de guitarra. Eu acho que verás que a técnica de legato pode ser muito expressiva. Então, vamos explorar algumas maneiras específicas, nas quais, podes aplicar o som do legato em diversas escalas, modos e arpeggios.
killer arpeggio guitar licks
EMAIL TO GET ACCESS
By submitting your info, you agree to send it to Tom Hess Music Corporation who will process and use it according to their privacy policy.
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Muitos guitarristas rock como Joe Satriani, Randy Rhoads e Steve Vai, usam sons modais para criar algumas grandes e liquidas corridas de legato. Este exemplo usa uma sequência com um dedilhado de 3 notas por corda no modo Mi eólio, para criar uma longa corrida, semelhante ao que John Petrucci dos Dream Theater poderia tocar. Quando subindo, palheta apenas quando mudares para a corda seguinte. Vê se consegues tocar as últimas 7 notas descendentes só palhetando a primeira nota. Esses tipos de frases vão por o teu dedo mindinho em forma, depressa!
Exemplo 3:
Exemplo 4:
Exemplo 5:
Vamos encerrar este breve olhar sobre o fraseado de guitarra com legato,com um exemplo das primeiras 11 barras do meu solo em "Storming the Castle", que é a faixa-título do meu último álbum, “Storming the Castle”. Para descarregares um mp3 grátis da faixa completa, mais um mp3 bónus com a música de fundo, para poderes jam, envia-me um e-mail para aqui: storming@nicklayton.com
Barras 1-3: O solo começa com uma explosão, com uma frase com grupos de 6 notas, combinando tapping, hammer-ons e pull-offs. Para este som exótico eu estou usando a escala Mi frígio dominante. Como sempre, pratica e trabalha lentamente na velocidade, ao teu próprio ritmo. Certifica-te que silencias as cordas abertas para manter esta frase limpa.
Barras 4-5: Após a frase com tapping, a mão dos trastes muda imediatamente até o pescoço da guitarra, para tocar, com legato, uma rápida e descendente frase, antes de finalmente pousar na nota Mi, na terceira corda, aplicando muito vibrato! Observa a tensão existente no início do solo e da resolução que ocorre no final desta frase. A tensão e relaxe são muito bons para tornar o som dos teus solos interessantes. Eu só estou palhetando quando mudo de corda. Às vezes, quando eu toco isto ao vivo, eu não palheto nada e deixo a mão dos trastes fazer o trabalho todo.
Barras 6-11: Atenta, o escorregadio fraseado de guitarra com legato nas barras 6 e 7. Estes são simples de tocar, mas exigem os acentos adequados para fazer as notas soarem um pouco mais. Na Barra 8, eu uso trills ascendentes, que levam a um importantearpeggio Mi descendente, na barra 9. Mais uma vez, repara em como a tensão e o relaxe são utilizados aqui. Finalmente, nas barras de 10 e 11 eu mantenho o som do legato usando slides, hammer-ons, pull-offs e harmónicos para finalizar as coisas.