PortuguesePortuguese

Como Fazer Os Contactos Certos Na Indústria Da Música

de Tom Hess


Sabes que estabelecer os contactos certos na indústria da música é um factor chave para desenvolver uma carreira musical próspera. O problema é que a maioria dos músicos, na realidade, não sabe 'quem' são os mais valiosos contactos na indústria da música, onde os achar, como transformar um 'primeiro contacto' numa relação significante, o que significa realmente ter as ' conexões certas na indústria da música, etc.

Se eu te desse a minha lista completa de contactos na indústria da música (pessoas chave na indústria com quem eu estabeleci relações importantes), achas que isto te ajudaria a desenvolver uma carreira musical próspera? … NÃO! Porquê? Porque um mero 'contacto' não vale nada. Os contactos na indústria da música precisam tornar-se conexões significantes. Conexões significantes são desenvolvidas construindo relações boas… Mais sobre isto depois.

Porém, mesmo que tenhas boas relações com as pessoas certas, isto não te vai ajudar. Se trabalhares para ter as coisas certas no lugar, os teus contactos na indústria sentir-se-ão confiantes o suficiente para trabalhar contigo. Podes ver mais sobre este tópico específico num vídeo grátis sobre como se tornar um músico profissional: how to become a professional musician.

Então, quem são as pessoas na indústria da música que deverias contactar? … E quando arranjares alguém, o que lhes dirás? Como podes fazer com que estas pessoas importantes te prestem atenção, se ainda não tens um nome no negócio da música?

Vamos explorar a primeira pergunta  ― “Quem são as pessoas na indústria da música que deverias estar contactando? ― Para responderes a isto, precisas perguntar uma série de outras perguntas como

• Quem são os contactos na indústria da música que têm grande influência e poder?

• Quem são os contactos na indústria da música que têm o maior número de relações fundamentais com outros profissionais da indústria da música e companhias?

• Entre os contactos na indústria da música mais importantes, quais são os mais fáceis de localizar na tua área local?

• Quem são os contactos da indústria da música mais acessíveis?

• Quem são as pessoas da indústria da música que podes ajudar a resolver os “seus” problemas e/ou ajudá-los a alcançar as suas metas?

Será que há um único tipo de pessoa para contacto na indústria da música (companhia) a quem se ajustem TODOS os critérios anteriores? A resposta é Sim. E, se não tiveres conexões na indústria da música, este tipo de contacto pode ser o melhor lugar para começar. Então, quem é este tipo de pessoa ou companhia? Executivos de empresas de gravação? Pessoas de A&R? Produtores? Publicistas? Gerentes? Advogados de entretenimento? Bandas famosas? Não. A resposta pode surpreender... são os “Promotores de concertos”.

Sérios promotores de concertos têm um grande poder e influencia na indústria da música. Eles são os verdadeiros empresários do negócio da música. Eles lidam todos os anos com milhares de pessoas muito importantes da indústria da música como: bandas bem conhecidas; empresas de gravação, gestores de artistas; gestores de tournée; advogados de entretenimento; companhias de produção; departamentos de comércio; jurisdições; agentes de reservas, estações de rádio; imprensa e mais.

Se vives perto de uma área urbana, não terás dificuldade em encontrar promotores de concertos que vivem e trabalham localmente (usa o Google). Ao contrário de outros importantes contactos da indústria da música, os promotores são, geralmente, acessíveis e estarão dispostos a falar com qualquer um que tenha algo real para os (é aqui que entras) oferecer.

Falando em geral, os promotores de concertos assumem mais risco que qualquer outra pessoa ou entidade na indústria da música. Todos os promotores perdem grandes somas de dinheiro todos os anos (porque alguns concertos perdem dinheiro). Os promotores de sucesso ganham (e mantêm) mais dinheiro do que perdem ao longo do ano (porque eles promovem outros concertos em que ganham muito dinheiro).

O que todos os promotores querem é uma equipa de pessoas, maior e mais forte, para ajudar a assegurar que os concertos / tournées que eles promovem ganhem mais dinheiro! É óbvio que sai caro empregar uma grande equipa de pessoas experientes. Porém, tu podes unir-te à equipa (pelo menos em tempo parcial) se estiveres disposto a ser voluntário, interno ou ganhar um salário pequeno. Podes não saber nada sobre como promover tournées, mas algumas companhias de promoção estariam ansiosas para te treinar, se isto não lhes saísse caro.

Pensa nisto na perspectiva deles. Se tu fosses um grande promotor, assumindo riscos enormes, não querias que alguém trabalhasse para ti de graça ou por um salário muito baixo? Claro que a resposta é sim. Até mesmo se esta pessoa só pudesse trabalhar em part-time.

É dito a muitos músicos, que querem uma carreira musical, que se integrem numa empresa de gravação. A sabedoria convencional diz que quando fizeres isto, aprenderás muito sobre o negócio da música. A realidade é que a maioria destes internos nunca chegam a uma posição onde possam aprender muito. Porém, trabalhando para um promotor, a tua habilidade para aprender como a indústria da música REALMENTE funciona (pelo menos sobre tournées e promoção), aumenta muito porque o teu nível de acesso ao que acontece ‘atrás das cenas' também aumenta muito. Além disso, o número de contactos da indústria da música que podes fazer é 200 vezes mais do que farias trabalhando para uma empresa de gravação. E comparando com as empresas de gravação, há muito menos competição para estágios ou trabalhos com um promotor.

Apesar de te sentires tão entusiasmado agora, e sabendo que podes de facto fazer isto, há um grande senão. Para teres hipóteses de seguir esta oportunidade e de usar os contactos da indústria da música, no sentido de te ajudarem a lançar a tua carreira musical, tens que trabalhar para ter as coisas no lugar certo, de modo a permitir que as tuas conexões na indústria da música se sintam bastante confiantes para trabalhar contigo. A verdade é que nada neste artigo vai ajudar-te, a menos que dês este passo crítico. Podes ver mais sobre este tópico específico num vídeo grátis sobre como se tornar um músico profissional: how to become a professional musician.


Find out how you can build a successful career in the music industry.

Forward this article to your friends

© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation