Como Treinar Para Velocidade Máxima Na Guitarra – Parte 2: 2ª Estratégia Para Construir Velocidade

de Tom Hess


Por favor não te esqueças de ler a Parte 1 antes de tentares seguir os conselhos oferecidos aqui na Parte 2. Eu estou oferecendo uma abordagem completamente diferente para a construção de grande velocidade em relação ao que eu descrevi na parte 1, mas este novo sistema não funciona bem, a menos que tenhas dominado a capacidade de tocar de forma limpa e precisa a tempos lentos (isso é crítico).

Sendo diferente do sistema descrito na parte 1 que leva várias semanas para ser concluído, esta nova abordagem pode ser feita numa única sessão de treino. Esta nova abordagem não pretende ser um substituto para o meu outro método, é sim uma ferramenta prática suplementar destinada a guitarristas mais avançados.

O Meu Sistema de “Escada”

Vamos dizer que consegues tocar uma técnica específica a 100 bpm (batidas por minuto), com um metrónomo, de forma limpa e consistente. Vamos supor também que o teu objectivo é tocar a mesma técnica a 200 bpm.

Aquece por:

15 Minutos nos meses de Inverno
10 Minutos nos meses da Primavera e Outono
5 Minutos nos meses do Verão

Toca a 60 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 90 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 75 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 105 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a  90 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 120 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 105 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 135 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 120 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 150 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 135 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 165 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 150 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 180 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 165 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 195 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 180 bpm por 2 – 3 minutos
Toca a 210 bpm por 2 – 3 minutos

Como podes imaginar, no início esta rotina vai ser fácil, se já consegues tocar sem problemas a 100 bpm. Mas será totalmente impossível de tocar bem, durante a última parte da rotina. Toca na mesma! Sim, eu sei que vai soar horrível, será uma enorme confusão de caos musical desleixado. Não te preocupes com isso quando fazendo esta rotina, porque não irás treinar desta forma todos os dias.

O sistema de escada foi construído para duas coisas em especial:

  1. (O mais importante!) Ele vai treinar o teu cérebro de que uma maior velocidade possível (mesmo que superficial por agora) para ti. Ir além do que tu pensas que podes fazer bem hoje, é importante como uma ferramenta psicológica. Vês, a velocidade (como muitos aspectos da música) tem mais a ver com auto - impostas limitações psicológicas, do que físicas.
  2. Faz com que as tuas mãos se movam mais depressa do que alguma vez se movem no treino normal (apesar dos movimentos serem sujos e não serem algo que vais gravar no teu próximo solo).

A maioria das barreiras de velocidade vêm como resultado de problemas de sincronização entre as duas mãos - a falta de velocidade não é geralmente causada, directamente, por quão rápido és capaz de mover as mãos. Mas porque a principal causa é um problema de sincronização entre as mãos, o teu treino limita-se a treino de sincronização, e não a treino de pura velocidade (mesmo se estiveres totalmente consciente disto). As tuas maiores habilidades de sincronização irão melhorar a tua técnica em geral, mas na realidade não treinaste as tuas mãos a moverem-se muito mais depressa do que antes... Este sistema faz isso. Lamento ter que ficar repetindo o ponto, mas é tão importante! Este sistema é um suplemento, e não um substituto para a prática normal.

Uma palavra de cautela: Porque este sistema de treino é extremamente exigente para os teus dedos, mãos, pulsos e braços, deves ter muito cuidado para evitar a dor. Se sentires qualquer dor ao fazer esta técnica, deves parar imediatamente e descansar antes de tentar isto novamente. Nunca toques com dor, ou stress excessivo sobre os teus músculos e articulações. Fazer isso pode causar-te graves problemas físicos de longa duração. Além disso, verifica se estás bem aquecido antes de praticar algo extenuante (especialmente ao tentar o meu sistema de escada!).

 


Find the best online lessons for guitar.

© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation