PortuguesePortuguese

Melhorar O Teu Fraseado De Guitarra – Parte III Fraseado Com Legato


Bem-vindos à 3ª parte da minha série de artigos sobre como melhorar o fraseado guitarra. Nas partes 1 e 2, exploramos o fraseado de guitarra e porque é que é importante desenvolveres o teu caminho para te expressares plenamente no instrumento. Nós, no artigo anterior, analisámos o famoso solo do Eddie Van Halen, "Panamá", como um exemplo primordial de todos os óptimos conceitos de fraseado de guitarra que discutimos.

Agora é hora de parar de falar e começar a trabalhar com alguns exemplos. Neste terceiro artigo vamos focar o fraseado com legato. Antes de começar nos exemplos, eu quero ser claro sobre o que exactamente significa para nós o legato, no contexto de fraseado de guitarra solo. Legato significa: "De um modo suave e fluente, sem pausas entre as notas." Um solista de guitarra rock, utilizando hammer-ons, pull-offs e às vezes tapping,enquanto palhetando muito poucas notas, geralmente cria o som suave do legato. Então, em essência, o que estamos falando aqui é do nosso fraseado nos solos e improvisos, utilizando, principalmente, hammer-ons e pull-offs, palhetando somente o que for necessário. O fraseado com legato soa muito diferente do fraseado staccato,que tem um maior ataque e geralmente envolve palhetar a maioria das notas. Nenhuma das técnicas é necessariamente melhor do que a outra, são simplesmente diferentes. Pensa no legato e em todas as técnicas como ferramentas a explorar e usar no teu caminho. Como mencionado em artigos anteriores, a auto-expressão é realmente o objectivo de desenvolver as tuas habilidades de fraseado de guitarra. Eu acho que verás que a técnica de legato pode ser muito expressiva. Então, vamos explorar algumas maneiras específicas, nas quais, podes aplicar o som do legato em diversas escalas, modos e arpeggios.
 
Vamos começar com a nossa velha amiga, a escala pentatónica menor. Este exemplo usa escala La pentatónica menor no quinto traste. Esse tipo de frase é bastante comum e pode ser tocado muito depressa e fluentemente. É valioso o tempo de trabalho em sequências de legato como estas, e em todas as cinco formas da pentatónica. Tenta palhetar o menos possível.

Exemplo 1:

Aqui está uma frase mais aventureira, usando uma posição diferente da escala La pentatônica menor com uma 5ª bemol adicionada, para um som de legato mais fluente.
 
Exemplo 2:

Muitos guitarristas rock como Joe Satriani, Randy Rhoads e Steve Vai, usam sons modais para criar algumas grandes e liquidas corridas de legato. Este exemplo usa uma sequência com um dedilhado de 3 notas por corda no modo Mi eólio, para criar uma longa corrida, semelhante ao que John Petrucci dos Dream Theater poderia tocar. Quando subindo, palheta apenas quando mudares para a corda seguinte. Vê se consegues tocar as últimas 7 notas descendentes só palhetando a primeira nota. Esses tipos de frases vão por o teu dedo mindinho em forma, depressa!
 
Exemplo 3:

Este exemplo é uma longa frase descendente em que apenas a primeira nota é palhetada! Tudo o resto se articula com a mão dos trastes. Corridas como esta requerem grande precisão na mão dos trastes e força para tocar de forma limpa. Presta atenção de modo a silenciares os ruídos indesejados de cordas. Também podes experimentar tocar frases com legato como esta, usando o pick-up mais próximo do braço, para um som ainda mais quente. Esta também é em Mi menor.
 
Exemplo 4:

 

Além de escalas e modos, também podemos tocar arpeggios usando legato. Muitas vezes, os arpeggios são tocados uma nota após a outra, sem qualquer desvio na ordem das notas. Isso acontece muito quando sweep picking arpeggios, porque muitas vezes os arpeggios são simplesmente tocados de cima para baixo ou vice-versa. Aqui está um exemplo de como tu podes sequenciar um arpeggio de La 7ª menor, usando legato, para ficar com um som menos previsível.
 
Exemplo 5:
 
 
Vamos encerrar este breve olhar sobre o fraseado de guitarra com legato,com um exemplo das primeiras 11 barras do meu solo em "Storming the Castle", que é a faixa-título do meu último álbum, “Storming the Castle”. Para descarregares um mp3 grátis da faixa completa, mais um mp3 bónus com a música de fundo, para poderes jam, envia-me um e-mail para aqui: storming@nicklayton.com

Trending Articles:
Guitar Playing PictureMaster Vibrato Guitar Technique
Learn how to enhance your lead guitar playing by using vibrato.

Guitar Player Playing InstrumentHow To Improve Guitar Phrasing
Find out how to play better solos
using  great guitar phrasing.


Image Of Guitarist Playing GuitarHow To Play Cool Guitar Phrases
Use these 5 steps to create cool
guitar phrasing ideas now.
Barras 1-3: O solo começa com uma explosão, com uma frase com grupos de 6 notas, combinando tapping, hammer-ons e pull-offs. Para este som exótico eu estou usando a escala Mi frígio dominante. Como sempre, pratica e trabalha lentamente na velocidade, ao teu próprio ritmo. Certifica-te que silencias as cordas abertas para manter esta frase limpa.
 
Barras 4-5: Após a frase com tapping, a mão dos trastes muda imediatamente até o pescoço da guitarra, para tocar, com legato, uma rápida e descendente frase, antes de finalmente pousar na nota Mi, na terceira corda, aplicando muito vibrato! Observa a tensão existente no início do solo e da resolução que ocorre no final desta frase. A tensão e relaxe são muito bons para tornar o som dos teus solos interessantes. Eu só estou palhetando quando mudo de corda. Às vezes, quando eu toco isto ao vivo, eu não palheto nada e deixo a mão dos trastes fazer o trabalho todo.
 
Barras 6-11: Atenta, o escorregadio fraseado de guitarra com legato nas barras 6 e 7. Estes são simples de tocar, mas exigem os acentos adequados para fazer as notas soarem um pouco mais. Na Barra 8, eu uso trills ascendentes, que levam a um importantearpeggio Mi descendente, na barra 9. Mais uma vez, repara em como a tensão e o relaxe são utilizados aqui. Finalmente, nas barras de 10 e 11 eu mantenho o som do legato usando slides, hammer-ons, pull-offs e harmónicos para finalizar as coisas. 

Para ouvir exemplos áudio de muitas das frases neste artigo, bem como aprender muito mais sobre o que podes fazer com fraseado, usando legato, vê o meu curso ”Killer Rock Lead Guitar Legato Guitar Phrasing Course” que podes descarregar, agora.


See how you can master guitar by studying guitar lessons on line.


© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation