Como Melhorar A Tua Técnica De Guitarra - Parte 2
Parar o Ruído Indesejado Das Cordas Da Guitarra e o Tocar De Guitarra Sujo


Se ainda sofres com o tocar de guitarra sujo, é provável que a causa seja o ruído de cordas indesejado. Para alguns guitarristas, melhorar a técnica de guitarra pode não ter nada a haver com o modo como eles tocam as notas que eles querem ouvir. Os ruídos sujos que às vezes ouvimos são causados pelas notas (cordas) que nós “não” queremos ouvir.

Se articulas as notas que queres tocar com precisão, mas ainda ouves sujidade no teu tocar, então este artigo vai ajudar-te muito a melhorares a tua técnica de guitarra eliminando o ruído de cordas indesejado.

Para eficazmente, emudecer as cordas que não queremos que sejam ouvidas, nós precisamos usar dois conjuntos de técnicas de emudecer, totalmente, diferentes: Uma para parar o ruído de cordas indesejado das cordas mais BAIXAS (em tom); e outra para emudecer as cordas mais altas (em tom).

Embora haja mais que 1 modo para emudecer as cordas da guitarra alguns métodos oferecem vantagens e outros não, e então são, (em minha opinião pelo menos) melhores.

Emudecer As Cordas Mais Baixas

Muitos guitarristas usam a palma da mão na qual usam a palheta para emudecer as cordas baixas. Embora esta técnica seja satisfatória para silenciar a maioria das cordas mais baixas, há duas grandes desvantagens nesta técnica.

  1. Emudecer com palma da tua mão causará um breve atraso no emudecer de uma corda que acabou de ser tocada. Este atraso causa momentos breves de ruído de cordas não desejado. Isto acontece por 2 principais razões:
  1. A carne da tua palma é muito mais macia que o lado do teu dedo polegar, e por isso, de facto, demora mais tempo para a tua palma fazer parar a corda de soar.
     
  2. Não é fácil por a tua palma na posição perfeita para, constantemente, e confiantemente, emudecer as cordas que são adjacentes à que estás a tocar em todas as situações em que precisas de tocar.
  1. Quando usas a tua palma para emudecer o ruído de cordas não desejado, a posição natural da tua palheta (ao não tocar) está agora longe das cordas. Isto é o que eu chamo o Ponto Natural De Repouso.
Picking Hand Point Of Rest

Quando a tua palheta está em repouso acima e longe das cordas (entre o tocar de cada nota), faz com que a tua mão da palheta trabalhe mais e, significativamente, aumenta a probabilidade de tocar sujo, ruído de cordas indesejado e velocidade de palheta mais lenta.

Uma grande solução para estes problemas (e melhorar a tua técnica de guitarra), é emudecer com o teu dedo polegar da mão da palheta todas as cordas mais baixas (em tom) assim.  

Guitar Thumb Muting Technique

Nota que o Ponto Natural De Repouso quando usas o dedo polegar para emudecer as cordas é agora NAS cordas (como mostrado acima no quadro). Isto reduz, imensamente, movimentos desperdiçados e permite-te tocar mais depressa e com muito menos esforço.

Emudecer As Cordas Mais Altas

Muitos guitarristas estão totalmente inconscientes das possibilidades oferecidas pelo emudecer de ruído não desejado das cordas mais altas (mais finas), e esta parte é uma das causas que frequentemente, faz com que tenham um tocar sujo.

De facto, há duas principais técnicas para emudecer o ruído das cordas mais altas, que eu ensino aos meus estudantes quando os treino a melhorar a sua técnica de guitarra.

A primeira técnica envolve usar a parte inferior (a parte da impressão digital) do dedo indicador da mão do braço da guitarra. Esta parte do teu dedo é usada para “levemente tocar” nas cordas mais altas que queres emudecer. A palavra-chave na última frase é, “levemente”. Não queres pressionar para baixo com muita força de modo a que estas notas comessem a soar igual a notas tocadas. Simplesmente repousa o teu dedo sobre elas, impedindo-as de soar.  

Index Finger Used For Muting On Guitar

Além disso, também podes emudecer as cordas mais altas usando os dedos que não usas na mão da palheta (dedos que não estão sendo usados para segurar a palheta, como o dedo do meio, anelar e dedo mindinho).  

Muting Guitar Strings With Picking Hand

Esta camada extra de emudecimento assegura que não há nenhuma possibilidade das cordas mais altas para além da que estás a tocar de soarem, e de, adicionarem ruído de cordas não desejado e um tocar sujo na tua guitarra.

Quando estas ideias forem combinadas com as técnicas de emudecer as cordas mais baixas, o teu tocar se tornará imediatamente muito mais limpo que antes. Agora, todas as vezes que tocas, as únicas cordas da guitarra que soarão, serão aquelas que estás tocando!

Se tens trabalhado muito para aperfeiçoar a tua técnica de guitarra e sincronização das duas mãos (como mencionado no How To Improve Your Guitar Technique - Part 1), então já sabes que se a tua articulação/sincronização é bem desenvolvida mas o teu emudecer não, o resultado ainda será um tocar de guitarra sujo. Assim, quando tentando melhorar a tua técnica de guitarra lembra-te das 5 áreas discutidas nesta série de artigos:

  1. Consciência focada
  2. Articulatção - A Primeira Metade Da Sincronização Das Duas Mãos
  3. O soltar – A Segunda Metade Da Sincronização Das Duas Mãos
  4. Emudecer As Cordas Mais Altas
  5. Emudecer As Cordas Mais Baixas

Para teres mais ajuda sobre tocar guitarra vê as minhas 15 Free Guitar Tips.


Join me now and study electric guitar lessons online.


© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation