Perseverança – Te Fará Ou Quebrar-Te-Á!

de Tom Hess


Um dos maiores obstáculos para a maioria dos guitarristas provém da sua própria convicção de que, para ser um grande guitarrista, tem de se possuir capacidade natural. Eu tenho ensinado muitos estudantes de guitarra em privado ao longo dos anos, e habitualmente ouço coisas como:

  • Eu nunca serei tão bom quanto (o aluno nomeia alguns grandes nomes ou famosos guitarristas), ou,
  • Guitarristas como Yngwie Malmsteen e Steve Vai, devem ter nascido com um incrível talento musical natural.

Eu habitualmente respondo dizendo ao aluno que ele (ou ela) nunca será um grande guitarrista enquanto acreditar nestas coisas. Os grandes guitarristas como o Yngwie e Vai, não pegaram na guitarra um dia, treinaram um pouco, e tornaram-se virtuosos. Ambos trabalharam arduamente para desenvolver as suas incríveis habilidades. O Yngwie foi citado (muitas vezes) por dizer que praticava 8 horas por dia entre as idades dos 13 e 18 anos! Se ele (e outros) nasceu com todo este talento, então porque é que teve de trabalhar tão arduamente para chegar onde está hoje?

Um grande, e não musical exemplo de perseverança, seria a grande estrela de basquetebol, Michael Jordan. O Jordan não era bom, o suficiente, nem mesmo para entrar na sua equipe local de basquetebol escolar! A maioria das pessoas desistiria após tamanha decepção, e teria acreditado, que não faria sentido tentar de novo no ano seguinte, uma vez que obviamente assumiriam não possuir talento. Todos sabemos que não foi assim que Jordan pensou sobre a sua situação. Ele trabalhou arduamente todos os dias, praticando e pedindo ao treinador para o ensinar, embora ele não fosse um membro da equipe. No ano seguinte, o Michael entrou na equipe, e depois, continuou até vir a ser um dos maiores atletas do mundo de todos os tempos.

Eu tenho conhecido alguns estudantes que crêem ter talento musical natural. Infelizmente, tenho-os observado a perder o seu tempo à espera que a sua “capacidade natural” os torne em grandes músicos. Eles apresentaram algum progresso inicial, quando praticavam, mas dependiam demasiado do seu talento, e que este fizesse o resto do trabalho por eles. Normalmente por esta altura começavam a tornar-se preguiçosos, e a treinar menos, pensando que de qualquer maneira iriam ser grandes. É sempre difícil para um professor de guitarra ver os estudantes falhar porque não perseveraram quando o potencial estava lá.

O que é que isto tudo significa para ti? Isto significa que podes conseguir grandes coisas se tiveres paixão pela música no teu coração, e perseverança para aprender e treinar todos os dias. Vai levar muito tempo, mas vale muito a pena. Cada um de vós tem basicamente o mesmo potencial que todos os outros para realizar grandes coisas. Não esperes que as habilidades naturais te levem até onde queres ir. Tens que acreditar que consegues, mas só, se trabalhares arduamente por um longo período de tempo. Se acreditares neste conceito e acreditares em ti... os sonhos podem tornar-se realidade.


Quickly reach your guitar playing goals by studying guitar with the best guitar teacher.
 

© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation