Queres Tornar-Te Um Musico Profissional?... Começa Aqui.   
7 Coisas Que Devias Fazer Agora Para Começar A Tua Carreira Musical

de Tom Hess


Porque é que tantos bons músicos lutam para começar a sua carreira musical

Se fores como a maioria das pessoas que querem uma carreira profissional como músico, provavelmente, a primeira pergunta que fazes é: o que tenho que fazer? Perguntas isto porque não tens certeza sobre o que precisas fazer em primeiro, segundo, terceiro lugar, etc. E parece óbvio que, de facto, tens que fazer algo para avançares e construíres a tua própria carreira musical de sucesso.

Mesmo que estejas só a começar, ou que já tenhas um pouco de experiência no negócio da música, há passos importantes que tens que dar e muitas coisas que precisas fazer para desenvolver uma carreira musical. Porém, a ordem em que dás cada passo fará uma grande diferença nos resultados que vais adquirir.

Não é sobre o que tens que fazer… É sobre em quem tens que te tornar

Há alguns anos atrás, eu tive um grande mentor que era um empresário muito bem sucedido. Naquela altura, eu não estava muito avançado na minha própria carreira musical. Eu fiz-lhe todas as perguntas habituais como: “Como posso fazer uma digressão mundial? Para onde eu devo enviar meus CDS? Com quem preciso falar numa discográfica? Como posso ganhar mais dinheiro com a minha música e talento? O que preciso fazer para vender minha música noutros países?”, etc.

Ele respondeu: “Tom, não estás pronto para nada disso ainda. Podes estar pronto como músico, mas ainda não te preparaste mentalmente. Quando fazes coisas agora, farás alguns progressos no caminho, mas isto não é sucesso – isto não vai criar uma carreira musical lucrativa e estável de longo prazo. As pessoas de sucesso não o têm por serem inteligentes ou talentosas, nem têm sucesso simplesmente por fazerem as coisas certas. Quando te tornares bem sucedido mentalmente, terás o poder para alcançar o sucesso em qualquer coisa que faças. Não te preocupes agora em fazer coisas. Vamos começar a trabalhar em quem tens que te tornar. O sucesso da tua carreira musical precisa ser construído primeiro a partir do interior, depois as coisas externas que tens que fazer vão encaixar no seu lugar muito mais facilmente”.

Eu só provei que ele estava certo quando reagi dizendo: “eu já sei tudo isso sobre pensamento positivo; eu preciso é de conselhos específicos sobre o quê, quando, onde e como fazer coisas agora”. A resposta dele para mim foi: “Ok, Tom, se realmente sabes isto, então eu desafio-te a me mostrares pelo menos 25 modos nos quais já implementaste estes conceitos mentais (por conta própria) na tua carreira musical”. Eu não tive uma resposta para isso. Ele continuou: “Os empresários e as pessoas de negócio, em qualquer indústria, saberão que não estás realmente pronto. Eles cheirarão a tua inferioridade como um leão cheira o medo na sua presa. E quando eles o fazem, geralmente não será bom para ti. Seria como ir para a selva sem uma arma, sem abrigo e sem um guia. Este não é a melhor maneira de começar uma carreira na indústria da música”.

Depois da nossa discussão, convenci-me de que estava na hora de trabalhar mais em quem eu precisava me tornar, antes de me preocupar com o que precisava fazer para me tornar um músico profissional. A nossa primeira e principal tarefa era definir exactamente em que ponto estavam as minhas habilidades mentais e preparação para o sucesso geral.

Para saberes sobre a tua preparação mental para lançares a tua própria carreira musical, preenche este questionário de 3-minutos.

https://tomhess.net/TestForBigSuccessAsAProMusician.aspx

7 Coisas Que Deves Fazer Agora Para Começares A Tua Carreira Musical

1. Um sujeito pensa constantemente em se tornar num guitarrista profissional, mas, na realidade, não espera que isto de facto aconteça. A falta de expectativa leva à incongruência adicional, porque, querendo mas não acreditando, ele se tornará realmente num guitarrista profissional. Ele não vai fazer os planos de carreira musical necessários, contactos na indústria da música e outras acções que o poderiam levar lá.

2. Estudantes de faculdade que querem tornar-se músicos profissionais formam-se, frequentemente, em algo não relacionado com música (e não empresarialmente relacionado). Neste caso, o tempo e energia da maioria destes estudantes são gastos fazendo coisas que só os afasta mais das suas aspirações musicais. Como regra geral, quanto mais congruente fores, mais rápida e facilmente vais chegar onde queres ir.

  1. Não Sejas Apanhado Em Excesso De Velocidade. Ouve o conselho dado acima. Concentrares-te primeiro em quem precisas te tornar é mais importante, para a tua bem sucedida carreira musical de longo prazo, do que te centrares nas acções que devias tomar. Não sejas apanhado em excesso de velocidade, através do passo 1, de forma a chegares mais rapidamente ao passo 2. Em quem te tornarás vai influenciar os resultados que recebes, quando estiveres ocupado a fazer coisas no futuro.
     
  2. Inspecciona o Que Esperas. O que esperas de ti? O que esperas da tua vida? O que esperas dos outros? A tua vida inteira, até este ponto, é um reflexo das tuas próprias expectativas. Só tu controlas as tuas expectativas. Só tu podes escolher esperar coisas maiores de ti, da tua vida e do que te rodeia. Quando o fizeres, estarás pronto para o próximo passo do começo de uma carreira musical.
     
  3. Exige e Comanda. Esperar maiores coisas de ti e da vida é um passo importante. Mas as expectativas não vão ter real poder até e a menos que exijas de ti mesmo e que te comandes a fazer o que é necessário para avançares, não importando os obstáculos, desafios, medos e retrocessos que possas encontrar no caminho. Mais importante: tens que exigir de ti mesmo e tens que comandar até mesmo quando as coisas ESTÃO correndo bem. O Sucesso, frequentemente, faz com que algumas pessoas percam o seu momento. Isto acontece a pessoas que não são, na realidade, “mentalmente bem sucedidas”, mas foram destinadas a um sucesso de curto prazo. Quando te tornares “mentalmente bem sucedido”, manterás níveis altos de exigência e comando na tua vida, e em todas as situações. Isto é fundamental para o sucesso de uma carreira musical de longo prazo (especialmente no negócio da música).
     
  4. Dispara Fogo! Qual a percepção que as outras pessoas têm de ti? De uma pessoa quieta, privada, introvertida ou reservada? Ou alguém que está tão cheio de paixão, intensidade e compromisso que até se pode ver as chamas de fogo que disparas da parte de trás da tua cabeça? Já sabes que a paixão é o combustível que dirige as tuas acções para chegares ao que queres. Além deste ponto óbvio, há outra componente importante. Quando estás em chamas, as outras pessoas notam isso e são atraídas para ti, para o que tu fazes e para o que tens para oferecer. As pessoas muito bem sucedidas têm uma intensidade sobre elas que a maioria das pessoas não possui. Pessoas muito bem sucedidas procurarão esta qualidade em ti como um indicador do que eles percebem ser o potencial sucesso que há em ti. Isto é especialmente verdade quando conheces uma pessoa que pode estar numa posição de poder e que pode ajudar, ou prejudicar, a tua carreira musical.
     
    Claro que deves ser cauteloso para não pareceres arrogante ou obnóxio. Mostra às pessoas a tua atitude de expectativa, confiança, paixão, determinação, convicção e… DISPARA!
     
  5. Torna-Te Coerente. Deveria ser um objectivo teu alinhares tudo (ou quase tudo) nos teus pensamentos diários, convicções, atitudes, planos e acções do que queres ser, fazer e ter. Embora isto possa parecer óbvio, a verdade é que poucas pessoas, na realidade, se focam nisto no seu dia a dia. Tipicamente, nós podemos querer manifestar um resultado em particular, mas nós dividimos a nossa mente em direcções opostas. Aqui são dois exemplos comuns:
  6. Cultiva o Teu Jardim... Podes nem  sempre ter  a liberdade de escolher o local físico onde viver, mas nem sempre é necessário mudar de casa. Tu podes encontrar sucesso virtualmente em qualquer lugar físico. Além disso, nem todos nós fomos abençoados com ambientes familiares encorajadores. Embora não possamos escolher a nossa família, podemos escolher os nossos amigos e outras pessoas com quem nos associamos (tanto  on como off-line). Se os amigos que tens não te apoiam, encontra novos amigos que o façam. O ambiente onde a tua mente vive é muito importante. Tens que encontrar ambientes encorajadores, positivos e poderosos grupos semelhantes. Pessoas que têm aspirações semelhantes, ambições e experiência nas áreas que procuras como um bom terreno onde a tua carreira músical possa desenvolver-se e crescer. Pessoas pessimistas, negativas e desencorajadoras são como ervas daninhas. As pessoas em teu redor constroem-te ou destroem-te? Associa-te a pessoas de mentes bem sucedidas, rodeia-te delas… É difícil crescerem flores entre ervas daninhas... assim, limpa o teu jardim.
     
  7. Não Dependas Só Do Sol e Da Chuva... Usa Fertilizante! As tuas habilidades musicais (não importa quão grandes possam ser) não serão o bastante para criar e sustentar uma carreira de sucesso na indústria da música (é triste mas verdadeiro). Podes até ter uma compreensão razoavelmente decente de como o negócio da música funciona hoje (apesar da maioria das pessoas não ter). Tornar-se num músico profissional de sucesso é como ser um jardineiro. Para teres a certeza de que a tua carreira musical cresce, precisas de sementes de alta qualidade (a tua preparação mental), muito Sol (conhecimento e habilidades), chuva (acção física) e fertilizante (um mentor). Sim, é possível cultivar uma flor sem fertilizante, mas as hipóteses de vida de longo prazo e máximo crescimento saudável aumentam muito se utilizares fertilizante. O mesmo se passa com o nível de sucesso da tua carreira como músico profissional.  

A pontuação das pessoas comuns, na avaliação sobre carreira musical mencionada acima, é de 4 em 10. Faz a avaliação para descobrires a tua pontuação aqui.

Pouco importa onde estás agora;  significa muito o que estás disposto a fazer agora…


Learn how to build a successful career in music. Read this page about music career training now.
 

Forward this article to your friends

© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation