Como Treinar Para Velocidade Máxima Na Guitarra – Parte 1

de Tom Hess


O teor deste assunto é demasiado amplo para ser totalmente coberto por um único artigo. Depois de receber centenas de pedidos, e de conselhos sobre o assunto de desenvolver velocidade na guitarra, parece-me, que um artigo sobre o tema está muito atrasado. Treinar guitarristas avançados a tornarem-se virtuosos, é um processo muito gratificante e divertido para mim. (Como eu tenho certeza que é para a maioria dos professores que ensinam estudantes de guitarra altamente avançados).

A típica pergunta de um aluno: Que estratégia específica devo empregar na abordagem a um melhor desenvolvimento de velocidade na guitarra?

Embora a minha resposta varie de guitarrista para guitarrista, dependendo do que eu sei sobre as suas habilidades actuais, e metas musicais (entre outras coisas), eu geralmente recomendo alguma variação nas seguintes estratégias de treino de guitarra:

Fase 1: Ao aprender uma nova técnica de guitarra, determina (usando um metrónomo, é claro) a velocidade máxima a que consegues tocá-la de forma limpa. Escreve essa velocidade em papel num registo de treino de guitarra.

Fase 2: Treina a 20% -35% da tua velocidade máxima na guitarra. Faz isso por 5 sessões de treino consecutivas. Resiste à tentação de tocar mais depressa durante este período. Tem a certeza que tudo o que estás praticando continua muito limpo. Não deve haver excesso de tensão nos teus braços, mãos, punhos, ombros, pescoço, cabeça ou em qualquer outro lugar. Observa, para teres a certeza de que nenhum movimento excessivo ou desnecessário existe em cada mão. Para alguns guitarristas, esta primeira etapa é muito chata. Deves permanecer durante este tempo, paciente contigo mesmo, e com o processo de treino. Isto é absolutamente crítico! Se saltares esta etapa, provavelmente irás treinar as tuas mãos a tocar de forma incorrecta, ineficiente e ineficaz. Nesta fase, estás a desenvolver, a memória muscular adequada, a esta técnica de guitarra específica. Se estás actualmente estudando com um grande professor de guitarra, o teu progresso será muito mais rápido, mais fácil e melhor do que se tentares fazer isso pelos teus próprios meios. Depois de teres dominado a segunda fase, podes passar à fase três, mas não antes! Acima, eu disse que deves praticar esta fase por 5 sessões de treino consecutivas. Isso é apenas uma orientação geral, após a sessão 5, reavalia o teu progresso. Se não dominas esta etapa, continua a praticar essa técnica de guitarra a 20% -35% antes de passar à fase 3.

Fase 3: Treina a 50% da tua velocidade máxima na guitarra. Faz isso por 3 sessões de treino consecutivas. Novamente, certifica-te que tudo continua a ser muito limpo. Toca relaxado, sem tensão nos teus braços, mãos, punhos, ombros, pescoço, etc. Observa, para teres a certeza de que não há qualquer movimento excessivo ou desnecessário em cada mão. Não te movas até esta etapa estar dominada (que poderia demorar mais de 3 sessões, mas não te movas para a fase 4, antes de treinar a fase 3 por 3 sessões).

Fase 4: Treina a 60-65% da tua velocidade máxima na guitarra. Faz isto por 3 sessões de treino consecutivas. Mais uma vez, com total relaxamento, e economia de movimentos (sem movimentos desnecessários).

Fase 5: Treina a 80% da tua velocidade máxima na guitarra. Faz isto por 5 sessões de treino consecutivas.

Fase 6: Treina a 85% da tua velocidade máxima na guitarra. Faz isto na próxima (1) sessão só.

Fase 7: Treina a 90% da tua velocidade máxima na guitarra nas próximas 10 sessões de treino.

Fase 8: CONSEGUE-O! RIPA TOTALMENTE (tradução tocar a 100%) por uma semana inteira!

Fase 9: Após essa semana avalia a tua nova velocidade máxima na guitarra (que será maior do que quando medido pela primeira vez que na fase 1).

Fase 10: Nesta etapa, vais rodar a cada 3 treinos de guitarra, assim: Sessão 1 = 60%. Sessão 2 = 85%. Sessão 3 = 95%. No final de cada sessão de treino RIPA-O (100%) por alguns minutos.

Uma vez por semana, mede a tua nova velocidade máxima na guitarra, e ajusta as velocidades do teu metrónomo em conformidade.

Aviso: NUNCA toques ou treines a tua guitarra com dores. Lesões graves podem ocorrer. Isto não é uma piada, eu conheço pessoas que tiveram que fazer cirurgias aos seus pulsos e braços!


Looking for a better way to learn to play guitar? Join me in interactive online guitar lessons

© 2002-2017 Tom Hess Music Corporation