Como Se Tornar Num Guitarrista e Músico Profissional ~ Parte 4 ~ “Triunfar”

de Tom Hess


IS YOUR MUSIC CAREER ON
THE RIGHT TRACK?
Free Music Career Test
Free Music Career Test
Free Music Career Test


Take It Now

Queres triunfar no negócio da música, certo? Parece-te quase impossível fazer isto acontecer? As realidades percebidas sobre a indústria da música parecem muito severas, muito arriscadas, muito difíceis e muito instáveis para procurar uma carreira musical lucrativa e de longa duração.

O Mito:

A maioria das pessoas acredita haver só dois possíveis resultados ao tentarem tornar-se músicos profissionais:

Ou "triunfas"… ou não.

Por outras palavras: ou te tornas numa “estrela” de sucesso que ganha muito dinheiro viajando e vendendo discos ao redor do mundo (é a isto que a maioria das pessoas se refere quando dizem “triunfar”), ou estás sentenciado a tornar-te num “artista faminto” que tenta ganhar o dinheiro suficiente por mês para pagar o aluguer, e no processo tens que viver uma vida dura.

IS YOUR MUSIC CAREER ON
THE RIGHT TRACK?
Free Music Career Test
Free Music Career Test
Free Music Career Test


Take It Now
Esta maneira de pensar (acreditando no falso mito) é exactamente igual a acreditar que na nossa sociedade só há pessoas ricas e as pessoas pobres (e nada no meio). Sim já foi assim no passado, mas nós todos sabemos que hoje existe uma enorme “classe média” nossa sociedade. E a maioria das pessoas cai nesta classe média.

O que significa “triunfar”?

Deixa-me responder fazendo-te uma série de perguntas.

 

  1. Triunfar significa que alguém tem que tornar-se muito rico e famoso? Nesse caso, quão rico e quão famoso alguém tem que ser para ter “triunfado”?
  2. Ou triunfar significa ter bastante dinheiro vindo da música e pagar por todo o equipamento que queiras?
  3. Ou significa ganhar bastante dinheiro com a música para que possas deixar o teu trabalho habitual (e ainda manter o estilo de vida que tens actualmente)?

A Realidade:

A verdade é que o que compõe a indústria da música é bem parecido com a nossa sociedade moderna:

  1. Existem pessoas ricas (que inclui mas não se limita a músicos profissionais de sucesso que fazem digressões pelo mundo, que têm uma venda nacional e internacional muito significante, etc.)
  2. Existem músicos que estão sem muito dinheiro e lutam financeiramente para sobreviver (estes são os “artistas famintos”). Estes são os músicos que entram no negócio da música sem fazerem nenhuma ideia do que estão a fazer.

Agora a verdade:

  1. Há uma VOLUMOSA Classe Média no negócio da música. A maioria dos músicos profissionais NÃO são super-estrelas e também NÃO são artistas famintos. A maioria dos profissionais têm carreiras relativamente sãs e seguras no negócio.

Sim, isto não é uma falha de impressão. A maioria dos músicos profissionais fica pelo meio.

A maioria dos guitarristas e músicos profissionais não têm discos de ouro ou platina nas suas paredes. A maioria não faz digressões pelo mundo inteiro. Mas a maioria deles também não toca para 20 pessoas em bares sombrios na pior parte de cidade. A maioria destes músicos não ganha só o mínimo para o sustento e para pagar o aluguer.

Espera Um Minuto, Eu Nunca Ouvi Isto Antes!

Porque é que a maioria das pessoas nunca ouviu falar disto? Porque a maioria não vê nem compreende o FILME TODO sobre o negócio da música, nem como as pessoas podem ganhar (e ganham) dinheiro, viverem uma boa vida como músicos e não serem mundialmente famosos. Não é provável que ouças falar sobre histórias de sucesso de profissionais de classe média (ou até mesmo classe média superior) por duas razões principais:

  1. A imprensa da música não está interessada em escrever sobre tais pessoas (as pessoas famosas vendem mais revistas). A maioria das pessoas gostaria mais de ler sobre o quê? Sobre o Steve Vai que fez 4.5 milhões de dólares com uma série de escolhas inteligentes na sua ainda jovem carreira de musical? Ou sobre John Doe que ganha $90,000 por ano como músico profissional?
  2. Os profissionais de classe média não estão, normalmente, interessados em contar ao resto do mundo (que inclui competidores e possíveis competidores) como eles ganham uma boa e segura quantia de dinheiro, nem como vivem a vida que eles querem.

A Maioria Silenciosa:

Os profissionais da classe média do negócio da música que ganham um bom e seguro dinheiro fazendo o que amam: são a maioria silenciosa do negócio de música. Eles estão escondidos debaixo do radar, quase invisíveis às massas (que, ao invés, lêem sobre as super-estrelas ricas e famosas). Em muitos casos, estes músicos profissionais de classe média também sabem que as ideias usadas para criar uma boa, recompensadora e confortável vida (incluindo ganhar bom dinheiro) não são complicadas. Eles percebem, também, que, se mais pessoas entendessem como isto é feito, isto podia encorajar mais a competição, por isso muitos profissionais do negócio da música são um pouco reservados sobre o que e como eles fazem. E isto é um pouco compreensível, já que estas pessoas (pelo menos algumas delas) precisam manter os seus sustentos seguros.

O Que Fazer a Seguir?

É óbvio que a lista completa das coisas que tens que fazer para ter sucesso no negócio da música é muito maior que a referida abaixo. Este artigo (e o conselho apresentado abaixo) é somente um sítio para começar. Isto é o que eu recomendo que faças a seguir...

  1. Percebe que há uma Classe Média grande de músicos profissionais que têm um rendimento são e seguro como músicos (e de ocupações relacionadas com música).
  2. Percebe que o próprio negócio da música tem componentes estáveis e outros que são instáveis. Tem aspectos arriscados como também aspectos relativamente seguros. É possível ter uma parte de ambos os componentes se escolheres fazer assim.
  3. Começa por ti. Para saber mais sobre isto lê os meus artigos prévios sobre o negócio da música: Parte1, Parte 2 e Parte 3.
  4. Começa pelo fim ( https://tomhess.net/Articles/BeginAtTheEnd.aspx ).
  5. Compromete-te, totalmente, com o teu objectivo de carreira musical para “triunfares” (seja o que for que “triunfar” signifique para ti.)
  6. Exercita este compromisso em tudo o que faças. Toma as iniciativas que tens que tomar. Se não sabes o que todas estas coisas são, encontra alguém que saiba e aprende com ele tão detalhadamente quanto possível.

Na próxima parte desta série, eu falarei mais especificamente sobre quem de facto é a tua competição. É provável que não seja quem pensas que é. É crítico que entendas isto… Porque, para jogar o jogo “para ganhar”, tens que saber quem (e o que) são os jogadores…


Get started building your career in the music industry.

© 2002-2024 Tom Hess Music Corporation